quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia / ANPOF

Comunicamos que nosso evento está sendo divulgado no site da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia/ ANPOF.

 

 

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Justificativa e Objetivos

Diante da necessidade de dar sequência à pesquisa e a discussão dos temas steinianos, o Grupo de Trabalho Edith Stein em parceria com os Programas de Pós-graduação do Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará e da  Universidade Federal de São Paulo; e do Programa de Pós-Graduação Família na Contemporaneidade da Universidade Católica do Salvador que sediará com o apoio de outras Instituições de Ensino Superior, o II Simpósio Internacional Edith Stein. Neste evento será abordada uma temática que envolva os participantes de forma aprofundada e específica nos estudos sobre Edith Stein.Tendo em vista a relevância da temática a ser tratada para o entendimento da realidade e a repercussão do pensamento steiniano atualmente, apresentaremos o conceito de Pessoa na Filosofia e nas Ciências Humanas visando estimular a compreensão do pensamento acerca da pessoa em Edith Stein.

O II Simpósio Internacional Edith Stein propiciará o estabelecimento de um intercâmbio produtivo entre os diversos pesquisadores steinianos , um canal de diálogo entre os programas pós-graduação, criando um fluxo contínuo de informações e debates sobre a autora e a temática, não só entre os programas brasileiros, mas também destes com o que se produz na Itália. Acreditamos que, com isso, o evento contribuirá para a formação de pesquisadores na área da Fenomenologia, para um amadurecimento nas pesquisas de dissertações e teses em andamento e para uma crescente inovação nas pesquisas futuras, com resultado direto na produção bibliográfica sobre Edith Stein e sua inserção no contexto da filosofia e de outras disciplinas, notadamente entre os pensadores do século XX.

2.Objetivo Geral
Aprofundar, difundir e articular os estudos steinianos sobre a Pessoa como conteúdo da nossa pesquisa, a fim de uma maior compreenção acerca do tema.
Objetivos Específicos
- Aprofundar e aprimorar o estudo rigoroso acerca da filosofia de Edith Stein;
- Esclarecer a significância da Pessoa no pensamento de Edith Stein;
- Examinar de que modo e até que ponto sob os métodos fenomenológicos desenvolve-se a pessoa a partir de Edith Stein;
- Examinar e relacionar a filosofia de Edith Stein com temas de repercussão atual com outras áreas do conhecimento;
- Absorver e transmitir conhecimentos para que os participantes se sintam a vontade para expor, criticar e acrescentar ideias das quais estão sendo propostas no simpósio.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Inscrições de Comunicações de 01 de abril a 31 de julho

Serão aceitas comunicações de graduandos, graduados, pós-graduando e pós-graduados em Filosofia ou na área das Ciências Humanas dos que estiverem inscritos no evento. Os temas das comunicações devem ser pertinentes ao pensamento steiniano, pensadores dialogantes, nas áreas da Filosofia e Ciências Humanas. Para tanto, faz-se necessário o envio de um resumo com no mínimo 200 e no máximo 350 palavras, com o máximo 5 palavras-chave ao final do texto, salientamos que cada participante só poderá apresentar uma comunicação. O material deverá sem enviado no formato Word, fonte tamanho 12, formato Times New Roman, espaçamento 1,5. Contendo título do trabalho, nome e e-mail do autor, nome do orientador, instituição onde estuda e curso. Enviar para o endereço eletrônico: edithstein2013@hotmail.com, no período de 01 de abril a 31 de julho de 2013, as cartas de aceite serão enviadas até dia 15 de agosto. O tempo para apresentação constará de 15 minutos e mais 5 minutos para perguntas e respostas.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Convidados

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Dr. Francesco Alfieri - Bari - Itália
 
Doutorado em Filosofia, (Summa cum laude) pela Pontifícia Universitas Lateranensis, com tese sobre "Filosofia Contemporânea" intitulado: A Presença de Duns Scotus no pensamento de Edith Stein.
Uma Questão de individualidade.
Curso de ciência alemã no Goethe-Institut em Roma - Curso de Alemão no "Institut für Sprachvermittlung (Bona)  -. Bacharelado, (Summa cum laude probatus), obtido no Instituto Teológico Inter-religioso.
REVISÃO extra-curricular na literatura grega, da Universidade de Salento, (Departamento de Filologia Clássica e Filosofia da Ciência). 
Licenciatura em Filosofia, cum laude, da Universidade de Salento, com uma tese sobre "Filosofia Política", intitulado PCI e DC p ela Assembléia Constituinte como o primeiro centro-esquerda












Marina Massimi - USP

Possui graduação em Psicologa pela Università degli Studi di Padova(1979), especialização em Psicologia pela Università degli Studi di Padova(1981), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo(1985), doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo(1989) e pós-doutorado pela Universidade de Coimbra(1992). Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Historia da Psicologia, Historia da Psicologia No Brasil..

 
 
Dr. Miguel Mahfoud - UFMG
 
Possui graduação em Psicologia (1980), Mestrado em Psicologia (1990) e Doutorado em Psicologia Social (1996), todos pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Pós-doutorado na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma (2004). É Professor Associado efetivo na Universidade Federal de Minas Gerais atuando na graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). Atualmente é editor da revista Memorandum: memória e história em psicologia (1676-1669) e coordenador do Laboratório de Análise de Processos em Subjetividade (LAPS). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: fenomenologia, cultura popular, experiência religiosa, comunidades tradicionais e psicologia e cultura, além de plantão psicológico. Nos últimos anos vem desenvolvendo o conceito de "experiência elementar" em suas implicações para a psicologia.
 












Possui doutorado em Filosofia pela Universidade Pontifícia da Santa Cruz (1996). Atualmente é professora da Universidade Federal do Ceará - UFC, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia, história da filosofia, lógica, filosofia da religião, fenomenologia, mulher, filosofia cristã.










Dr. Tommy Agita Goto - UFU
 
Professor Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Doutor em Psicologia pela PUC-Campinas (2007), Mestre em Filosofia e Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2002) e Graduado em Psicologia pela Universidade São Marcos (1998). É membro-colaborador do Circulo Latinoamericano de Fenomenologia (CLAFEN) e membro-assistente da Sociedad Iberoamericana de Estudios Heideggerianos SIEH. Tem experiência docente na Psicologia, com ênfase em Psicologia Fenomenológica de Edmund Husserl e Edith Stein. Além disso tem atuado e pesquisado as seguintes áreas: Fenomenologia e Psicologia, Fenomenologia husserliana e steiniana, Psicologia Fenomenológica, Intervenção em Crise, Políticas Públicas e Psicologia Fenomenológica, Atuação do Psicólogo no SUAS e Psicologia e Fenomenologia da Religião



Dr. Gilfranco Lucena dos Santos - UFRB
É professor Assistente de Filosofia do Centro de Formação de Professores (CFP) da Univerdidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Doutor pelo Programa de Pós-graduação Interinstitucional UFRN-UFPB-UFPE. Foi professor do Instituto Salesiano de Filosofia do Recife e da Faculdade de Filosofia de Caruaru. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: hermenêutica, fenomenologia, história da filosofia contemporânea, ética, ontologia, filosofia da linguagem, epistemologia e teoria do conhecimento. Experiência de ensino na área de pós-graduação em psicopedagogia pela Faculdade Osman Lins, atuando especificamente nos tema: psicologia do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem, da linguagem, pedagogia e filosofia e sociologia aplicadas ao ensino da matemática.



 
 
 
Dr. José Mario Brasiliense Carneiro - Oficina Municipal.
Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getulio Vargas (1992) e doutorado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getulio Vargas (2002). Foi Coordenador de Projetos da Fundação Konrad Adenauer no Brasil entre 1992 e 2002 ano em que fundou a ONG Oficina Municipal, uma Escola de Cidadania e Gestão Pública sem fins lucrativos (OSCIP).

Dr. Juvenal Savian Filho - UNIFESP
Doutor em Filosofia pela USP, sob orientação da filósofa Marilena Chaui, diplomado em Teologia, pela UPS – Roma, sob orientação do teólogo Francisco Catão, especialista em Filosofia Medieval e estagiário do CNRS (Paris/Villejuif), sob orientação de Anca Vasiliu. Atualmente, é professor da Graduação e Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Paulo, campus de Guarulhos.


Dra. Marly Carvalho Soares - UECE
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Fortaleza (1978), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1982), graduação em Teologia pelo Instituto de Ciências Religiosas (1979), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1993). Atualmente é membro do corpo editorial da revista Kalagatos (UECE), Kairós(Itep), Revista Hegel Brasileira, professor titular da Universidade Estadual do Ceará e Coordendora do Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia na UECE. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e Filosofia Política atuando principalmente nos seguintes temas: liberdade, dialética, direito, sociedade, estado,justiça,categorias e ação.














Dr. Jose Euclimar Xavier de Menezes - UCSal

Graduou-se em Filosofia e Teologia pela UCSal (1987/1984, respectivamente). Fez especialização em Fundamentos Filosóficos da Psicologia e da Psicanálise na UNICAMP/1993. Desenvolveu seu mestrado em Filosofia da Psicanálise pela UNICAMP/1997 com fomento do CNPq. Doutorou-se em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas/2003 como bolsista do CNPq. Realizou seu Pós doutorado em 2006 na Pontifícia Univercità Lateranense/Roma com fomento da Civitas Lateranensis. Atualmente é professor adjunto IV da UCSal junto ao programa em Família na Sociedade Contemporânea (conceito 5/CAPES). Leciona nos cursos de psicologia da Faculdade Social da Bahia e Santíssimo Sacramento. Orienta pesquisa e forma pesquisadores nas seguintes temáticas: família, sujeição, subjetividade, sexualidade, psicanálise utilizando as metodologias bibliográfica e análise de arquivo. Lidera o Grupo de Pesquisa Epistemes da Subjetividade.
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Dr. Maurício da Silva Ferreira - UCSal
 
 
Atualmente é professor da Universidade Católica do Salvador, e da Faculdade São Bento da Bahia. É mestre em Teologia Moral pela Pontificia Universidade Gregoriana e Doutor em Teologia pela mesma Universidade. Sua área de pesquisa têm ênfase em Ética teológica, Laicato e Relação Igreja-Estado.